terça-feira, 14 de setembro de 2010

HERANÇA GENÉTICA -E.E.E.F.M.Jaderlândia-Turma 2NR01, 2NR02

De onde vêm os bebês você já sabe. Mas o que define o sexo dos bebês? Na espécie humana, a herança genética determina as características do indivíduo, a aparência física e inclusive algumas doenças.
O material genético está nos cromossomos que herdamos de pai e mãe.
XX e XY são os pares de cromossomos sexuais da mulher e do homem, respectivamente. Genes são porções da molécula do DNA, com o código genético do indivíduo.
A adenina, a guanina, a citosina e a timina são as bases nitrogenadas do DNA, o ácido desoxirribonucléico.
O pai determina o sexo dos filhos porque a mulher sempre produz gametas X e o homem produz gametas X e Y.
dizemos que os homens são o sexo heterogamético porque os homens têm alossomos XY, ou seja, produzem gametas diferentes, X e Y.
'Entre os 23 pares de cromossomos das células humanas, existe um par que determina o sexo do bebê.

Faça um comentário sobre as doenças ligadas ao sexo que você conhece e representação dos pares de genes.

34 comentários:

  1. Hemofilia é o nome de diversas doenças genéticas hereditárias que incapacitam o corpo de controlar sangramentos, uma incapacidade conhecida tecnicamente como diátese hemorrágica.Deficiências genéticas e um distúrbio autoimune raro podem causar a diminuição da atividade dos fatores de coagulação do plasma sanguíneo, de modo que comprometem a coagulação sanguínea; logo, quando um vaso sanguíneo é danificado, um coágulo não se forma e o vaso continua a sangrar por um período excessivo de tempo. O sangramento pode ser externo, se a pele é danificada por um corte ou abrasão, ou pode ser interno, em músculos, articulações ou órgãos. É a falta dos fatores de coagulação - a hemofilia A tem falta do fator de coagulação VIII, a hemofilia B tem falta do fator de coagulação IX e a hemofilia C tem falta do fator de coagulação XI. A hemofilia A é a mais comum, ocorrendo em 90% dos casos.
    aluna:Jaqueline Teixeira Ferreira M2NR01
    aluno:Jefferson Oliveira
    aluna:Jéssica Freitas
    aluna:Tassiane Moreira

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Anomalias ligadas ao sexo são aquelas condições genéticas herdadas.
    e elas são ligadas ao sexo Pois elas vem dos genes X e Y, dependendo de qual anomalia, originadas de cromossomos sexuais. Por isso dizemos que são ligadas ao sexo.
    também macho possui cromossomo representado por (XY) e a fâmea por (XX). Na espécie humana temos 2 cromossomos sexuais e 44 autossomos (do corpo), totalizando 46.
    Eu já ouvie falar atraves de minhas ninhas professoras sobre.
    Daltonismo, hemofilia, hipertricose ventricular, Calvinismo, que as doenças mais conhecidas.
    No daltonismo, o daltônico tem dificuldade de perceber e diferenciar tons de verde, amarelo, vermelho, visualizando para todas essas cores tons de cinza. Na hemofilia ou "doença do sangue" gerana pessoa a ausência de fatores de coagulação do sangue, promovendo hemorragias - inclusive e principalmente, externas. Na hipertricose ventricular é o excesso de pelos na orelha. Essa doença é uma herança genética que surge apenas nos homens! Calvinismo consiste em poucos cabelos ou ausência de fios em alguns pontos da cabeça.
    E ainda digo mas dessa doenças as mais graves são o dautismo que gera uma confução na pessoa que possue essa doença pois ela não conseque destingueir as cores.
    E também a hemofilia que e aque doença que o snaque da pessoa não coagula podendo causa a emoragia e levando a pessoa a morte.
    ei e só.

    aluno:alexsandro s. de moraes Nº3
    turma:M2NR01

    ResponderExcluir
  4. Essas doenças ligadas ao sexo são condições genéticas herdadas,dizemos que são ligadas ao sexo´pois elas vem dos genes X e Y dependendo de qual doença originada de cromossomos sexuais. o macho possui cromossomo representado por "XY" e a femea por "XX". Na espécie humana temos 2 cromossomos sexuais e 44 autossomos (do corpo), totalizando 46.

    DALTONISMO:o daltônico NÃO CONSEGUE diferenciar o verde ,amarelo, vermelho, vendo para todas essas cores tons de cinza.

    CALVINISMO:É a pouca quantidade de cabelo ou a falta de fios em alguns pontos da cabeça.



    ALUNA: MARIA DE NAZARÉ MALCHER DA COSTA
    TURMA: M2NR02 TURNO: NOITE

    ResponderExcluir
  5. É Necessario a presença de um gene Diferente no cromossomo X de cada um dos pais para causar a doença na mulher, uma vez que as mulheres têm 2 cromossomos X. Os homens, tem apenas um cromossomo X, por isso, um unico gene recessivo no cromossomo X causara a doença (Obs.: Embora o cromossomo Y seja a outra metade do par de genes XY no homem, o cromossomo Y é apenas uma porção do cromossomo X e não protege o homem. Por esta razão, os genes recessivos do cromossomo X do homem serão expressados. Isto pode ser observado em doenças como a hemofilia e a distrofia muscular).

    As doencas herdadas de forma autossomica são herdadas por meio dos cromosomos não-sexuais, constituidos pelos pares de 1 a 22. As doenças ligadas ao sexo são herdadas por meio de um dos cromossomos sexuais, o cromossomo X .

    HEMOFILIA: é uma doença no sangue em que nao deixa o sangue coagular. Que é uma doença hereditaria e que é muito raro. E mais raro ainda é uma mulher ter essa doença, ja que se ela tevisse hemofilia na primeira menstruação ela sangraria ate a morte.


    DISTROFIA MUSCULAR: é uma doença que atinge a parte muscular ,fazendo com que a musculatura fique degenerada e assim sendo ,fique completamente atrofiada ,com lesões por toda parte do corpo, fazendo com que o enfermo fique como se fosse uma estatua,com os musculos endurecidos como se fossem ossos.


    ALUNA:MARIA DA CONCEIÇÃO SILVA
    TURMA: M2NRO2 TURNO: NOITE

    ResponderExcluir
  6. As doenças ligadas ao sexo são circustancias géneticas herdadas,elas são diretamente ligadas ao sexo pois vem dos genes "X" e "Y" dependendo da doenças é originada dos cromossomos sexuais.

    O Macho possui cromossomo representado por XY e a fêmea por XX. Na especie humana temos 2 cromossomos sexuais e 44 autossomostotalizando 46.

    HIPERTRICOSE:é o termo médico para sintomas ou síndromes em que há aumento excessivo do aparecimento de pêlos no corpo. Quando há surgimento de pêlos no rosto (e.g. Mulher barbada), normalmente é referido como hirsutismo. Mas se ocorre crescimento exagerado em todo o rosto, tanto em homens quanto mulheres, também é referido como hipertricose.

    DALTONISMO: uma deficiência na visão que dificulta a VISÃO de uma ou de todas as cores.


    ALUNA: EUDIANE SILVA
    TURMA: M2NR02 TURNO: NOITE

    ResponderExcluir
  7. No cariótipo Humano, ha um par sexual formado pelos cromossomos X e Y Tais Cromossomos podem conter genes que se manifestem nas futuras gerações nem sempre obedecendo o padrão de heraça autossomica(ou dos genes que estão localizados no autossomos).

    Genes manisfestam-se no homem e na mulher mas em proporções difrent6es exemplo: Daltonismo,Hemofilia,Distrofia Muscular.

    Obs: Nesse caso a herança dos genes ligados apenas ao cromosomo X.

    Genes manisfestam-se apenas no homem (genes ligados apenas ao cromossomo y.)

    Genes manisfestam-se igualmente no homem e na mulher como se fosse autossomicos.

    Ex: Retinite (degeneração da retina)


    RETINITE:Degeneração progressiva da retina que afeta as visões noturna e periférica.

    DISTROFIA MUSCULAR:é uma doença de origem genética, cuja característica principal é o enfraquecimento e posteriormente a atrofia progressiva dos músculos, prejudicando os movimentos e levando o portador a uma cadeira de rodas.



    ALUNA: DANIELE RODRIGUES DE ALMEIDA
    TURMA:M2NR02 TURNO: NOITE

    ResponderExcluir
  8. um gene está ligado ao cromossoma X, aparece no cromossoma X e não no cromossoma Y. A doença resultante de um gene recessivo anormal ligado ao cromossoma X desenvolve-se geralmente nos homens, uma vez que estes têm um só cromossoma X.

    As mulheres têm dois cromossomas X; portanto, recebem um gene normal no segundo cromossoma X. Como o gene normal é dominante, as mulheres não desenvolvem a doença.

    Se o pai tem um gene recessivo anormal no seu cromossoma X e a mãe tem dois genes normais, todas as suas filhas recebem um gene normal e outro anormal, tornando-as portadoras. Em contrapartida, nenhum dos filhos homens recebe o gene anormal.

    Se a mãe é portadora e o pai tem o gene normal, cada filho homem tem 50 % de probabilidades de receber o gene anormal da mãe. Cada filha tem 50 % de probabilidades de receber um gene anormal e outro normal (tornando-se portadoras) ou receber dois genes normais.

    HEMOFILIA: é uma doença genético-hereditária que se caracteriza por desordem no mecanismo de coagulação do sangue e manifesta-se quase exclusivamente no sexo masculino.
    Existem dois tipos de hemofilia: A e B. A hemofilia A ocorre por deficiência do fator VIII de coagulação do sangue e a hemofilia B, por deficiência do fator IX.

    DISTROFIA MUSCULAR DE DUCHENNE:é um distúrbio genético ligado ao cromossomo X,que afeta principalmente crianças do sexo masculino.Caracteriza-se pela degeneração progressiva e irreversível da musculatura esquelética, levando a uma fraqueza muscular generalizada, sendo as complicações respiratórias as principais causas de morte.

    ALUNO:WALLAF FONTENELES
    TURMA: M2NR02 TURNO: NOITE

    ResponderExcluir
  9. ha par formado de cromossomos x e y eles podem conte genes que se manifestam.os genes estão ligado ou cromossoma x a mãe tem dois genes normas,sabemos que todas as filhas recebem genes normas,o ser humano e formado por dois genes x e y,as tais doença ligada ao sexu são genetica pois elas vem do x y dependemdo dos cromossomos,o homem possui xy e a mulher xx na nossa espesse a esses dois cromossomos sexuas 44 autossomos 2 sexuas 46 cromossomos, hermofia e uma doença no sangue ela e genetica ela não deixa o sangue coagular e uma doença muito raro e hereditaria se uma mulher tiver essa doença na primeira mestruação samgrara ater a morte por que e raro uma mulher te essa doença!! aluno:charles mendonça barros turma:m2nr01 recuperação.

    ResponderExcluir
  10. Nós seres humanos possuimos em nosso material geénetico 23 pares de cromossomas sendo 22 pares autossomicos e 1 sexual.

    os pares autossomicos são os mesmos para qualquer pessoa( ou seja pro homem ou pra mulher)ja o par sexual é XX para as mulheres e XY para os homens.

    autossômicos são chamados genes autossômicos, e os genes que estão nos 2 sexuais são os Genes Sexuais e geralmente estão ligados às características sexuais do indivíduo.

    DALTONISMO:Daltonismo é o nome comum que se atribui à alteração congênita, que impede a percepção de uma ou de todas as cores.

    ALUNA: LUANA CRISTINA SILVA
    TURMA: M2NR02 TURNO: NOITE.

    ResponderExcluir
  11. ALUNO:ANDERSON MARINHO
    TURMA:M2NR02
    DALTONISMO E EMOFILIA
    O DALTONISMO É UM DEFEITO NA VISÃO EM QUE O INDIVIDUO CONFUNDE AS CORES,ELE É CUSADO POR UM ALELO RECESSIVO LIGADO AO SEXO.

    HEMOFILIA
    É UMA ANOMALIA NA CAPACIDADE DE COAGULAÇÃO
    DO SANGUE REGULADA POR UM ALELO RECESSIVO LIGADO AO SEXO.
    OS GENES MASCULINOS XY E O FEMININO XX
    QUANDO FECUNDADOS NASCEM OS BEBêS,OU COM CARACTERISTICAS DO PAI OU DA MÃE OU AVÓS TATARAVÓS ETC.
    EX.UM CASAL BRANCO TEM UM FILHO MORENO E VICE VERSA,NÃO EXISTE UMA FORMA ESPECIFICA OU UMA CERTEZA APESAR DA CIÊNCIA EVOLUIR DE COMO SERA NA MINHA OPINIÃO OS BEBÊS.

    ResponderExcluir
  12. ALUNA: JÉSSICA SUELEM SILVA MARIA TURMA:M2NR02

    DOENÇA LIGADA AO SEXO É A TRANSMISSÃO DE CARACTERÍSTICAS GENÉTICAS OU GENES, POR CROMOSSOMOS SEXUAIS.
    NO CROMOSSOMO X EXISTEM GENES EXCLUSIVOS DESSE CROMOSSOMO, ASSIM COMO NO CROMOSSOMO Y TAMBÉM HÁ GENES EXCLUSIVOS. ESSES GENES EXCLUSIVOS QUE EXISTEM NO CROMOSSOMO X NÃO OCORREM NO CROMOSSOMO Y E VICE-VERSA.
    NO CASO DO CROMOSSOMO X AS MULHERES APRESENTAM DOIS EXEMPLARES E OS HOMENS APENAS UM, POR ESSE MOTIVO AS MULHERES SÃO DENOMINADAS COMO HOMOGAMÉTICAS E OS HOMENS COMO HETEROGAMÉTICOS.


    *DALTONISMO É UMA PERTURBAÇÃO DA PERCEPÇÃO VISUAL CARACTERIZADA PELA INCAPACIDADE DE DIFERENCIAR TODAS OU ALGUMAS CORES, MANIFESTANDO-SE MUITAS VEZES PELA DIFICULDADE EM DISTINGUIR O VERDE DO VERMELHO. ESTA PERTURBAÇÃO TEM NORMALMENTE ORIGEM GENÉTICA, MAS PODE TAMBÉM RESULTAR DE LESÃO NOS ÓRGÃOS RESPONSÁVEIS PELA VISÃO, OU DE LESÃO DE ORIGEM NEUROLÓGICA.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Essas doênças são circustância do sexo, são coisas geneticas herdadas.por meios dos cromossomos ñ sexuais , costituindo pelos pares de 1 a 22. falamos q são iguais ao sexo, elas vem dos genes x e y dependendo d qual doênça d cromossomos sexuais.O masculino tem cromossomo representado por xy e a femenino por xx, na especie humana temos 2 cromossomos sexuais e 44 autossomos ao todo 46.

    ** DALTONISMO: Um problema n visão q dificulta a visão uma ou d todas cores.

    **RETINITE: Degeração progressiva da retina q afeta as visões noturna e periferica.


    ALUNA: NYEGELA MAGALHÃES
    TURMA: M2NRO2 TURNO: NOITE

    ResponderExcluir
  15. ALUNO:pedro augusto tovani heldt
    TURMA:M2NR02

    HERANÇA GENÉTICA de onde vem os bebês?

    muitas pessoas ja sabem de onde vem os bebês mas o que muitas delas não sabem e que devido a herança da genetica muitas delas transmite doenças: está nos cromossomos que herdamos de pai e mãe.
    ex:XX e XY Genes são porções da molécula do DNA, com o código genético do indivíduo.
    porque o homem produz gametas xey.?

    ... porque os homens têm alossomos XY, ou seja, produzem gametas ...

    PORQUE A MULHER PRODUZ GAMETAS?
    ... porque elas produz somente um.

    ResponderExcluir
  16. ALUNO:pedro augusto tovani heldt
    TURMA:M2NR02

    HERANÇA GENÉTICA de onde vem os bebês?

    muitas pessoas ja sabem de onde vem os bebês mas o que muitas delas não sabem e que devido a herança da genetica muitas delas transmite doenças: está nos cromossomos que herdamos de pai e mãe.
    ex:XX e XY Genes são porções da molécula do DNA, com o código genético do indivíduo.
    porque o homem produz gametas xey.?

    ... porque os homens têm alossomos XY, ou seja, produzem gametas ...

    PORQUE A MULHER PRODUZ GAMETAS?
    ... porque elas produz somente um.

    ResponderExcluir
  17. ALUNA:Ana Paula Da Rocha Trindade
    Turma:M2NR01
    um gene está ligado ao cromossoma X, aparece no cromossoma X e não no cromossoma Y. A doença resultante de um gene recessivo anormal ligado ao cromossoma X desenvolve-se geralmente nos homens, uma vez que estes têm um só cromossoma X.

    As mulheres têm dois cromossomas X; portanto, recebem um gene normal no segundo cromossoma X. Como o gene normal é dominante, as mulheres não desenvolvem a doença.

    Se o pai tem um gene recessivo anormal no seu cromossoma X e a mãe tem dois genes normais, todas as suas filhas recebem um gene normal e outro anormal, tornando-as portadoras. Em contrapartida, nenhum dos filhos homens recebe o gene anormal.

    Se a mãe é portadora e o pai tem o gene normal, cada filho homem tem 50 % de probabilidades de receber o gene anormal da mãe. Cada filha tem 50 % de probabilidades de receber um gene anormal e outro normal (tornando-se portadoras) ou receber dois genes normais.
    Doenças:AIDS e HTLV
    AIDS:Síndrome(uma variedades de sintomas de manifestações)Causada pela infecção do organismo humano pelo HIV(Vírus da imunodeficiência adquirida, trazido do inglês uma immunodeficiency Vírus).O HIV compromete o funcionamento do sistema imunológico humano, impedindo-o de executar adequadamente a sua função de proteger o organismo
    contra as agressões externas, tais como: Bactérias, outros vírus, parasitas e celulas cancerígenas.Mesmo apresentando resultado positivo para a infecção pelo HIV, um indivíduo pode não estar com a AIDS. A AIDS representa um estágio mas avançado da infecção pelo HIV, quando o sistema imunológico já se encontra bastante comprometido e surgem determinadas infecções, conhecida como doenças oportunistas.
    Contato Sexual Desprotegido com pessoa soropositivo ;contato direto com o sangue contaminado(que inclui compartilhamento de agulhas para injeção de drogas; transfusões de sangue e/ou hemoderivados; acidentes com matérias biológicos, ocupacionais ou não, que gerem contato direto destes com mucosas, com pele lesionada ou ferida e com tecidos profundos do corpo, permitindo o acesso á corrente sanguínea);Da mãe portadora do HIV para o filho, durante a gestação, o parto ou pelo aleitamento.
    HTLV:O Vírus HTLV(Sigla na língua inglesa que indica vírus de infecta células T humanas)é um retrovírus isolado em 1980 a partir de um paciente com um tipo raro de leucemia de células T. Apresenta dois tipos: HTLV-1, que estar implicado em doenças neurológicas e leucemia, e HTLV-2, o tipo 2, que estar pouco evidenciado como causa de doença.
    O HTLV possui as mesmas rotas de transmissão que outro vírus como o vírus da imunodeficiência humana(HIV)E o vírus da Hepatite C (HCV):pela relação sexual desprotegida com uma pessoa infectada; uso em comum de seringas e agulhas durante o uso de drogas; da mãe infectada para o recém-nascido(principalmente pelo aleitamento materno).

    ResponderExcluir
  18. Essas doênças são circustância do sexo, são coisas geneticas herdadas.por meios dos cromossomos ñ sexuais , costituindo pelos pares de 1 a 22. falamos q são iguais ao sexo, elas vem dos genes x e y dependendo d qual doênça d cromossomos sexuais.O masculino tem cromossomo representado por xy e a femenino por xx. DALTONISMO: Um problema n visão q dificulta a visão uma ou d todas cores. RETINITE: Degeração progressiva da retina q afeta as visões noturna e periferica.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. HERANÇA GENÉTICA DE ONDE VEM OS BEBÊS?

    MUITAS PESSOAS JA SABEM DE ONDE VEM OS BEBÊS MAS O QUE MUITAS DELAS NÃO SABEM E QUE DEVIDO A HERANÇA DA GENETICA MUITAS DELAS TRANSMITE DOENÇAS: ESTÁ NOS CROMOSSOMOS QUE HERDAMOS DE PAI E MÃE.
    EX:XX E XY GENES SÃO PORÇÕES DA MOLÉCULA DO DNA, COM O CÓDIGO GENÉTICO DO INDIVÍDUO.PORQUE O HOMEM PRODUZ GAMETAS XEY.?
    PORQUE OS HOMENS TÊM ALOSSOMOS XY, OU SEJA, PRODUZEM GAMETAS
    PORQUE A MULHER PRODUZ GAMETAS?PORQUE ELAS PRODUZ SOMENTE UM.

    -hemofilia
    é uma anomalia na capacidade de coagulação
    do sangue regulada por um alelo recessivo ligado ao sexo.
    os genes masculinos xy e o feminino xx
    quando fecundados nascem os bebês,ou com caracteristicas do pai ou da mãe ou avós tataravós etc.

    -daltonismo é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.


    ALUNA: PAULA DO NASCIMENTO TURMA: M2NR02

    ResponderExcluir
  21. ALUNA: IVANA CRISTINY REIS TURMA: M2NR02


    REPRESENTAÇÃO DE PARES DE GENES:

    Existem, no homem, 46 cromossomos nas células somáticas (do corpo). Cada um desses cromossomos tem um homólogo correspondente. Podemos dizer que o homem apresenta 23 pares de homólogos. Os seres humanos possuem 22 pares de cromossomos iguais nos dois sexos e um par diferente. A este par diferente denominou-se X e e, e são estes cromossomos que determinarão o sexo. Na fêmea temos XX e no macho XY.

    O homem apresenta 22 pares iguais (autossomos) e um par sexual XY (22A + XY) (alossomos), enquanto a mulher apresenta 22 pares iguais (autossomos) e um par XX (22A + XX) (alossomos).

    Como na formação dos gametas ocorre a separação dos homólogos, nos homens o X irá para um espermatozóide (22A + x) e o Y irá para outro (22A + e). O óvulo terá sempre o cromossomo X (22A + X).

    Dependendo do espermatozóide que o fecundou, o óvulo dará origem a um homem ou a uma mulher.

    DOENÇAS LIGADAS AO SEXO:

    -Daltonismo é o nome comum que se atribui à alteração congênita, que impede a percepção de uma ou de todas as cores. Este nome foi atribuído em homenagem a John Dalton (Químico 1766 - 1844), que primeiro descreveu o fato como a incapacidade de distinção correta entre as cores vermelho e verde, deficiência que ele próprio portava.

    -A Distrofia Muscular de Duchenne é um distúrbio genético ligado ao cromossomo X, que afeta principalmente crianças do sexo masculino. Caracteriza-se pela Degeneração progressiva e irreversível da musculatura esquelética, levando a uma fraqueza muscular generalizada, sendo as complicações respiratórias as principais causas de morte. Desta forma, torna-se relevante conhecer as possíveis complicações respiratórias que acometem os portadores de Distrofia Muscular de Duchenne, bem como os diversos tratamentos utilizados para diminuir a morbidade e melhorar a qualidade de vida destes pacientes.

    ResponderExcluir
  22. Essas doênças são circustância do sexo, são coisas geneticas herdadas.por meios dos cromossomos ñ sexuais , costituindo pelos pares de 1 a 22. falamos q são iguais ao sexo, elas vem dos genes x e y dependendo d qual doênça d cromossomos sexuais.O masculino tem cromossomo representado por x ey e a femenino por xx, na especie humana temos 2 cromossomos sexuais e 44 autossomos ao todo 46.

    DOENÇAS LIGADAS AO SEXO:

    DALTONISMO: Um problema na visão que dificulta a visão uma ou da todas cores.E confunde o verde com o vermelho e assim vice versa,esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.

    HEMOFILIA: é uma doença no sangue em que nao deixa o sangue coagular. Que é uma doença hereditaria e que é muito raro. E mais raro ainda é uma mulher ter essa doença, ja que se ela tevisse hemofilia na primeira menstruação ela sangraria ate a morte.

    RETINITE: Degeração progressiva da retina que afeta as visões noturna e periferica.

    Aluna: Jaqueline teixeira ferreira
    TURMA: M2NR01

    ResponderExcluir
  23. wendell silva


    Na espécie humana, a herança genética determina as características do indivíduo, a aparência física e inclusive algumas doenças.
    O material genético está nos cromossomos que herdamos de pai e mãe.
    XX e XY são os pares de cromossomos sexuais da mulher e do homem.
    O pai determina o sexo dos filhos porque a mulher sempre produz gametas X e o homem produz gametas X e Y.
    dizemos que os homens são o sexo heterogamético porque os homens têm alossomos XY, ou seja, produzem gametas diferentes, X e Y.
    as doenças que eu conheço sao sífilis,a aids,condiloma,herpes e hepatite B que são transmitidas através do contato sexual, porém estas doenças podem também ser transmitidas de outras formas.
    O daltonismo (também chamado de discromatopsia ou discromopsia) é uma perturbação da percepção visual caracterizada pela incapacidade de diferenciar todas ou algumas cores, manifestando-se muitas vezes pela dificuldade em distinguir o verde do vermelho. Esta perturbação tem normalmente origem genética, mas pode também resultar de lesão nos órgãos responsáveis pela visão, ou de lesão de origem neurológica.
    De que cor é isso? Essa é uma pergunta freqüente entre os daltônicos. Imagine olhar um objeto e não saber se ele é verde ou vermelho. Pois é exatamente isso que acontece com umas pessoas que sofre de daltonismos. Este problema é causado pela falta de uma ou mais substancias na retina, sensíveis a luz, e que fazem com que uma pessoa não consiga distinguir cores e variações destas no aspecto de tonalidade.

    ResponderExcluir
  24. ELANE LOPES DISSE M2NR01(EEEFM JADERLÃNDIA)
    Daltonismo
    O daltonismo é um defeito na visão em que o indivíduo confunde cores. Comumente a confusão se faz entre o verde e o vermelho e daí o nome, dado em relação ao químico Dalton, que sofria desta anomalia. Este defeito é provocado por um alelo recessivo ligado ao sexo.
    Fenótipo Homem Mulher
    Normal XDY XDXD ou XDXd
    Daltônico XdY XdXd
    Hemofilia
    A hemofilia é uma anomalia na capacidade de coagulação do sangue, regulada por um alelo recessivo ligado ao sexo.
    Fenótipo Homem Mulher
    Normal XHY XHXH ou XHXh
    Hemofílico XhY XhXh

    ResponderExcluir
  25. JOSÉ RONALDO MENDES DA VERA CRUZ TURMA:M2NR02

    Em algumas espécies, as fêmeas possuem dois cromossomos sexuais idênticos (XX) e os machos, um idêntico ao das fêmeas e um diferente (XY) sendo este, o Y, o responsável pelas características masculinas. Assim, na espécie humana, o genótipo feminino é 44A + XX; e o masculino, 44A + XY.

    Na meiose, todos os óvulos apresentarão cromossomo X, e os espermatozoides, metade X e outra metade Y. Assim, na fecundação é que será determinado o sexo da prole, sendo este determinado pela presença do Y (sexo masculino) ou pela sua ausência (sexo feminino).

    Genes ligados ao sexo se situam no cromossomo X e a herança deste tipo é denominada herança ligada ao sexo ou herança ligada ao cromossomo X. Assim, a mulher pode ser homozigota ou heterozigota e os homens, apenas homozigotos. Indivíduo do sexo masculino, quando possuir caráter recessivo, poderá manifestar a doença. Já para mulher manifestar a doença, é necessário que seja homozigota recessiva.

    Daltonismo:

    Consiste na dificuldade de percepção de tons verde, amarelo e vermelho, em razão de um alelo alterado de um gene em X: o alelo d. O alelo D é responsável pela condição normal.

    Hemofilia:

    Essa doença segue o mesmo padrão do daltonismo e consiste na ausência de fatores de coagulação do sangue, promovendo hemorragias - inclusive e principalmente, externas.

    Outras heranças:

    Há, ainda, heranças ligadas ao cromossomo Y. A hipertricose auricular é um exemplo desta, sendo uma herança restrita ao sexo (ou holândrica) e que ocorre, basicamente, em indivíduos do sexo masculino.

    Outro exemplo de herança é o daltonismo, onde o sexo influi no caráter: o alelo para calvície se expressa melhor e age como dominante na presença de testosterona. Essa herança é denominada herança limitada ao sexo.

    ResponderExcluir
  26. bruna albuquerque

    M2nr01
    existe diverços tipo de doenças sexsoalmente trasmisiveis e de acordo com pesquisas feitas.pelomenos um terço do mundo esta contaminado por muintas das que existe,a mas comum é o HIV onde geraumente é contraido por meio de uma relaçao sexual ,onde pessoas nâo tem cosiençia das consequensçias que pode levar o homen entre tanto a a nao prevençao.
    isto tem tambem esta ligada a genetica de uma mãe portadora de um hiv.onde pode ser que o seu filho ja nasça enfequitato com a doença.
    isso e que pode vim a ser uma erança genetica onde por exemplo o pai possa ter infequitado amãe e a mâe possa passar pro filho.
    as doenças sao varias como sifilis,gonorreia,crista de galo,entre outras.
    a genetica e erdada de pai e mãe,genes da mulher xx genes do homem xy o pai determina um dos gromosomos que vai determinar o sexo do bebe.
    o sexo esta ligada com erança genetica quando o fluido da tetosterana se apresenta as caracteristicas do individuo.

    ResponderExcluir
  27. Natália da silva.
    TURMA:M2NR01
    genetica é NO cariótico humano Há um par sexual formado pelo cromossomo (x e y)

    o daltonismo é um caso tipico da herança ligada ao sexo, pois é uma anomalia condicionada gene recessivo(D) ligada ao cromossomo x.
    a visão a cores é compremetida, ocorrendo uma confusão na endentificaçaõ de tons, em geral, essa confusãose dar entre as cores verde e vermelho
    genetica é NO cariótico humano Há um par sexual formado pelo cromossomo (x e y)

    o daltonismo é um caso tipico da herança ligada ao sexo, pois é uma anomalia condicionada gene recessivo(D) ligada ao cromossomo x.
    a visão a cores é compremetida, ocorrendo uma confusão na endentificaçaõ de tons, em geral, essa confusãose dar entre as cores verde e vermelho
    Xd Xd: normal
    XD Xd: normal, portadora do gene.
    Xp Xp:daltõmica(femenina)
    Xdy: normal
    xDY:daltõmico.
    Tais cromossomo podem conter genes que se manifestam nas futuras gerações, nem sempre
    obedecendo o padraõ de de herança autossômica (ou dos genes que estão localizados nos autossõmos
    HERANÇA LIGADA AO SEXO
    genes manifesta-se no humem e na mulher,mais em proposoẽs diferentes.
    EXEMPLO: daltonismo, hemofilia, distrofia, muscular, duchenne etc....

    HEMOFILIA
    é um problema na coagulação sanguinea em função falta de fator VIII de coagulação. Isso dificulta
    a formaçaõ de rede de FIBRINA necessaria a uma coagulação normal. Dessa forma ferimentos simples podem causar no hemofilico uma HEMORRAGIA grave. É uma herança ligada ao sexo,
    condicionando pelo gene recessivo (H). tudo ligada ao sexo tem doenças transmisives.

    ResponderExcluir
  28. Aluna: Gleyde Stephane Correia Nogueira.
    Turma: M2NRO1


    A idéia corrente é que os hemofílicos estão sujeitos a hemorragias intensas e sangram até morrer se sofrerem um pequeno ferimento. O mais comum, porém, são os sangramentos espontâneos e freqüentes que ocorrem dentro dos músculos ou das articulações e são responsáveis por seqüelas que afetam a mobilidade dos membros atingidos.

    No passado, hemofilia era causa de morte precoce. Hoje, desde que recebam os cuidados necessários, os portadores da doença têm condição de levar vida saudável por muitos e muitos anos.

    * Características da doença

    Drauzio – O que caracteriza o transtorno genético conhecido como hemofilia?

    Ana Clara Kneese Nascimento – Hemofilia é uma doença que se caracteriza pela falta de um dos fatores de coagulação do sangue. Em termos didáticos, pode-se dizer que todos o fatores de coagulação participam da formação do cimento do sangue e que, na falta ou diminuição dos fatores VIII e IX, a cadeia é interrompida e a hemorragia não pára, pois são eles que ajudam a formar a casquinha que estanca o sangramento quando nos machucamos, por exemplo.

    Vamos comparar as plaquetas a tijolos que empilhamos para construir uma parede. Ninguém ergue uma parede firme sem cimento e, se usar apenas cimento, o processo de secagem será muito lento. É mais ou menos isso que acontece, quando os fatores VIII e IX, responsáveis pela coagulação do sangue, estão ausentes ou em níveis muito baixos: os sangramentos são freqüentes e muitos prolongados.



    O DALTONISMO é um caso tíṕico de herança ligada ao sexo, pois e uma anomalia condicionada por gene recessivo(d) ligado ao cromossomo X.A visão e cores é comprometida, ocorrendo uma confusão na identificação de tons, em geral, essa confussão se dá entre as cores verde e vermelho.
    XD XD:Normal
    XD Xd: Normal,portadora de gene.
    Xd Xd:Daltônica.( aproximadamente 0, 64% das mulheres têm)

    XDY: Normal
    XdY: DALTÔNICO(aproximadamente 8% da população masculina)
    A hemofilia é uma anomalia na capacidade de coagulação do sangue, regulada por um alelo recessivo ligado ao sexo.Os sintomas apresentados pelos hemofilico são geralmente sangramento continuo por causa ou não de um ferimento, sangramento duradouro pode durar semanas ou até leva a anemia profunda.
    Fénotipo:
    Homem Normal:XHY
    Mulher:XHXH OU XHXh
    Homem Hemofilico:XhY
    mulher hemofilico;Xhxh.

    ResponderExcluir
  29. Aluna: Gleyde Stephane Correia Nogueira.
    Turma: M2NRO1


    A idéia corrente é que os hemofílicos estão sujeitos a hemorragias intensas e sangram até morrer se sofrerem um pequeno ferimento. O mais comum, porém, são os sangramentos espontâneos e freqüentes que ocorrem dentro dos músculos ou das articulações e são responsáveis por seqüelas que afetam a mobilidade dos membros atingidos.

    No passado, hemofilia era causa de morte precoce. Hoje, desde que recebam os cuidados necessários, os portadores da doença têm condição de levar vida saudável por muitos e muitos anos.

    * Características da doença

    Drauzio – O que caracteriza o transtorno genético conhecido como hemofilia?

    Ana Clara Kneese Nascimento – Hemofilia é uma doença que se caracteriza pela falta de um dos fatores de coagulação do sangue. Em termos didáticos, pode-se dizer que todos o fatores de coagulação participam da formação do cimento do sangue e que, na falta ou diminuição dos fatores VIII e IX, a cadeia é interrompida e a hemorragia não pára, pois são eles que ajudam a formar a casquinha que estanca o sangramento quando nos machucamos, por exemplo.

    Vamos comparar as plaquetas a tijolos que empilhamos para construir uma parede. Ninguém ergue uma parede firme sem cimento e, se usar apenas cimento, o processo de secagem será muito lento. É mais ou menos isso que acontece, quando os fatores VIII e IX, responsáveis pela coagulação do sangue, estão ausentes ou em níveis muito baixos: os sangramentos são freqüentes e muitos prolongados.



    O DALTONISMO é um caso tíṕico de herança ligada ao sexo, pois e uma anomalia condicionada por gene recessivo(d) ligado ao cromossomo X.A visão e cores é comprometida, ocorrendo uma confusão na identificação de tons, em geral, essa confussão se dá entre as cores verde e vermelho.
    XD XD:Normal
    XD Xd: Normal,portadora de gene.
    Xd Xd:Daltônica.( aproximadamente 0, 64% das mulheres têm)

    XDY: Normal
    XdY: DALTÔNICO(aproximadamente 8% da população masculina)
    A hemofilia é uma anomalia na capacidade de coagulação do sangue, regulada por um alelo recessivo ligado ao sexo.Os sintomas apresentados pelos hemofilico são geralmente sangramento continuo por causa ou não de um ferimento, sangramento duradouro pode durar semanas ou até leva a anemia profunda.
    Fénotipo:
    Homem Normal:XHY
    Mulher:XHXH OU XHXh
    Homem Hemofilico:XhY
    mulher hemofilico;Xhxh.

    ResponderExcluir
  30. Moisés Souza Farias
    TURMA:M2NR01

    Na espécie humana, a herança genética determina as características do indivíduo, a aparência física e inclusive algumas doenças.
    O material genético está nos cromossomos que herdamos de pai e mãe.
    XX e XY são os pares de cromossomos sexuais da mulher e do homem.
    O pai determina o sexo dos filhos porque a mulher sempre produz gametas X e o homem produz gametas X e Y.
    dizemos que os homens são o sexo heterogamético porque os homens têm alossomos XY, ou seja, produzem gametas diferentes, X e Y.o daltonismo é um caso tipico da herança ligada ao sexo, pois é uma anomalia condicionada gene recessivo(D) ligada ao cromossomo x.
    a visão a cores é compremetida, ocorrendo uma confusão na endentificaçaõ de tons, em geral, essa confusãose dar entre as cores verde e vermelho
    Xd Xd: normal
    XD Xd: normal, portadora do gene.
    Xp Xp:daltõmica(femenina)
    Xdy: normal
    xDY:daltõmico.
    Tais cromossomo podem conter genes que se manifestam nas futuras gerações, nem sempre
    obedecendo o padraõ de de herança autossômica (ou dos genes que estão localizados nos autossõmos
    HERANÇA LIGADA AO SEXO
    genes manifesta-se no humem e na mulher,mais em proposoẽs diferentes.
    EXEMPLO: daltonismo, hemofilia, distrofia, muscular

    ResponderExcluir
  31. Oque realmentedetermina as características dos bebês é a herança genética, ele que determina a aparencia física e algumas doenças.
    XX são os pares cromossomos sexuais da mulher.
    XY são pares de cromossomos sexuais do homem.
    Esses são porções da molécula do dna, com ocódigo genéticodo individuo.

    Herança genética ou biológica é processo pelo qual um organismo ou célula adquire ou torna-se predisposto a adquirir características semelhantes à do organismo ou célula que o gerou através de informações codificadas (código genetico) que são transmitidas à descendência. A combinação entre os códigos genéticos dos progenitores (em espécies sexuadas) e erros (mutações) na transmissão desses códigos são responsáveis pela variação biológica que, sob a ação da seleção natural, permite a evolução das espécies.

    Uma dasdoenças causadas pela genetica é o
    Daltonismo (discromatopsia ou discromopsia) representa uma anomalia hereditária recessiva ligada ao cromossomo sexual X, caracterizando a incapacidade na distinção de algumas cores primárias, por exemplo, a situação onde a cor marrom é a indicação da leitura visual realizada por um portador daltônico, quando a real percepção deveria ser a verde ou vermelha. Esse tipo de confusão daltônica é a mais comum dentre os casos existentes.
    Por se tratar de uma anormalidade relacionada ao sexo, existe distinta interpretação genotípica e respectivos fenótipos para os gêneros masculino e feminino.
    Assim, é observado com mais frequência em homens do que em mulheres, em virtude de o gênero masculino possuir apenas um cromossomo X (o outro é Y), enquanto o feminino possui dois X (portanto XX).
    Dessa forma, uma mulher daltônica necessariamente deve possuir genótipo homozigótico recessivo XdXd. A heterozigose XDXd ou XdXD (apenas uma inversão na posição convencional da escrita), não condiciona a manifestação da anomalia, mas indica que essa é portadora e pode transmitir a característica em questão aos descendentes.
    Em homens basta o seu único cromossomo X possuir o gene recessivo que esse será daltônico.

    Genótipo / Fenótipo
    Masculino
    Xd Y / daltônico
    XD Y / normal
    Feminino
    XdXd / daltônica
    XDXd ou XdXD / normal
    XDXD / normal

    Aluna:Lidiane Mayara de Oliveira Santos
    Turma:m2nr02

    ResponderExcluir
  32. NOME:Erica Fabricia miranda figueiredo
    Turma : M2NR01
    Bom ssas doenças ligadas ao sexo são condições genéticas herdadas,dizemos que são ligadas ao sexo´pois elas vem dos genes X e Y dependendo de qual doença originada de cromossomos sexuais. o macho possui cromossomo
    sãó coisas geneticas herdadas.por meios dos cromossomos ñ sexuais
    O homem apresenta 22 pares iguais (autossomos) e um par sexual XY (22A + XY) (alossomos), enquanto a mulher apresenta 22 pares iguais (autossomos) e um par XX (22A + XX) (alossomos).
    XX são os pares cromossomos sexuais da mulher.
    XY são pares de cromossomos sexuais do homem.
    Gene. cuja característica não aparece expressa, no estado heterozigótico. Um gene recessivo só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos (arranjo homozigoto), e só se manifesta na ausência de seu gene contrário " dominante." Geralmente genes recessivos, estão ligados a cores, mais podem caracterizar também síndromes, doenças, causadas por genes recessivos anormais como é o caso do daltonismo. Quando o índividuo carrega consigo dois pares de genes iguais para determinadas características teremos indivíduos albinos quando o genótipo for aa. Esses genes são chamados recessivos porque ele fica escondido (em recesso) quando o gene dominante está presente. No caso de herança ligada ou restrita aos cromossomos sexuais, o gene recessivo pode se manifestar, mesmo em dose simples. Uma outra forma de se distinguir o gene dominante do recessivo é representálo por uma letra seguida do sinal +. Usando o mesmo exemplo de cor das floras, o gene dominante seria designado por a+, e o gene recessivo por a. Essas regras de representação de genes não são obrigatórias, mas são geralmente usadas. Apesar disso, é sempre conveniente que se faça uma legenda, indicando os símbolos que estão sendo empregados para se representar os pares de alelos. As hemofilias A e B agem como caracteres recessivos ligados ao sexo.

    ResponderExcluir
  33. NOME:Erica Fabricia miranda figueiredo
    Turma : M2NR01
    Bom ssas doenças ligadas ao sexo são condições genéticas herdadas,dizemos que são ligadas ao sexo´pois elas vem dos genes X e Y dependendo de qual doença originada de cromossomos sexuais. o macho possui cromossomo
    sãó coisas geneticas herdadas.por meios dos cromossomos ñ sexuais
    O homem apresenta 22 pares iguais (autossomos) e um par sexual XY (22A + XY) (alossomos), enquanto a mulher apresenta 22 pares iguais (autossomos) e um par XX (22A + XX) (alossomos).
    XX são os pares cromossomos sexuais da mulher.
    XY são pares de cromossomos sexuais do homem.
    Gene. cuja característica não aparece expressa, no estado heterozigótico. Um gene recessivo só produz a sua característica quando o seu alelo está presente nos dois pares de cromossomas homólogos (arranjo homozigoto), e só se manifesta na ausência de seu gene contrário " dominante." Geralmente genes recessivos, estão ligados a cores, mais podem caracterizar também síndromes, doenças, causadas por genes recessivos anormais como é o caso do daltonismo. Quando o índividuo carrega consigo dois pares de genes iguais para determinadas características teremos indivíduos albinos quando o genótipo for aa. Esses genes são chamados recessivos porque ele fica escondido (em recesso) quando o gene dominante está presente. No caso de herança ligada ou restrita aos cromossomos sexuais, o gene recessivo pode se manifestar, mesmo em dose simples. Uma outra forma de se distinguir o gene dominante do recessivo é representálo por uma letra seguida do sinal +. Usando o mesmo exemplo de cor das floras, o gene dominante seria designado por a+, e o gene recessivo por a. Essas regras de representação de genes não são obrigatórias, mas são geralmente usadas. Apesar disso, é sempre conveniente que se faça uma legenda, indicando os símbolos que estão sendo empregados para se representar os pares de alelos. As hemofilias A e B agem como caracteres recessivos ligados ao sexo.

    ResponderExcluir
  34. Jessica Luana - turma: M2NR01

    Daltonismo: problema hereditário caracterizado por uma animalia na visão das cores, normalmente ha uma confusão entre o vermelho e o verde. Também pode-se dar por meio de alguma lesão nos orgãos responsáveis pela visão.

    Hemofilia: É uma doença hereditária ligada ao cromossomo x, caracterizada por problemas de coagulação do sangue. Raramente apresenta-se no sexo feminino.

    ResponderExcluir