quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PLANTAS QUE CURAM


Dia 19/08/2009 os alunos do turno da tarde fizeram plantio de plantas medicinais no quintal da E.E.E.M.Prof.M.Conceição Gomes de Souza, mais uma das atividades do projeto Jovem Naturalista, é um incentivo a prática da fitoterapia, uma forma mais saudável de cura e mais econômica.


Um comentário:

  1. Formula do acido salicilico:
    C7H6O3
    Acido salicilico;O ácido salicílico é um Beta-Hidroxiácido (ß-Hidroxiácido) com propriedades queratolíticas (esfoliantes) e antimicrobianas, o que significa que afina a camada espessada da pele e age evitando a contaminação por bactérias e fungos oportunistas. É um ácido utilizado no tratamento de pele hiperqueratótica, isto é, super espessada, em condições de descamação como: caspa, dermatite seborréica, ictiose, psoríase e acne, problemas que atingem facilmente a ala masculina. É caracterizado ainda por ser um regularizador da oleosidade e também um antiinflamatório potencial. A grande vantagem deste ácido é que apresenta um bom poder esfoliativo e também uma acção hidratante, cuja característica principal é a capacidade de penetração nos poros ajudando na remoção da camada queratinizada com uma acção irritante muito menor que os outros ingredientes.
    Usos no cotidiano do acido carboxilico:
    Os ácidos carboxílicos são compostos orgânicos que apresentam o grupo funcional
    (─ COOH), chamado de carboxila:

    O

    ─ C ─ OH

    Dentre os principais ácidos carboxílicos estão os ácidos Etanóico, Metanóico e Benzóico.

    O ácido etanóico é um líquido incolor à temperatura ambiente, também é conhecido como ácido acético. Possui sabor azedo e cheiro irritante característicos de seu derivado, o vinagre, de onde foi isolado pela primeira vez.

    O vinagre é usado como tempero em saladas, foi descoberto quando se deixou o vinho azedar, este processo de acidificação foi realizado do seguinte modo: o principal componente do vinho é o etanol, que ao entrar em contato com o oxigênio do ar se oxida e dá origem ao ácido acético. Essa oxidação do etanol é o método industrial mais comum para se obter o ácido etanóico, que será fonte de matéria prima na produção de polímeros e essências artificiais.
    Usos no cotidiano do Fenol:
    O fenol (hidroxibenzeno) é corrosivo e irritante das membranas mucosas. Potencialmente fatal se ingerido, inalado ou absorvido pela pele. Causa queimaduras severas e afeta o sistema nervoso central, fígado e rins.

    Também é extremamente tóxico para animais como os gatos.

    Substância pode provocar a longo prazo câncer de diversos tipos.Pode provocar desde uma eritema até necrose e gangrena dos tecidos, dependendo do tempo de contato e da concentração das soluções. O maior perigo do fenol é a habilidade de penetrar rapidamente na pele, causando severas lesões que podem ser fatais.
    Escola:Raymundo Martins Vianna
    Aluna:Mayara Brabo dos Santos
    turma:301 tarde

    ResponderExcluir