quinta-feira, 27 de agosto de 2009

PESQUISA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS NA INTERNET.


O laboratório de informática foi utilizado novamente para pesquisa sobre as plantas medicinais mais usadas na comunidade escolar de São Francisco do Pará, principalmente aquelas que os alunos plantaram no quintal da escola e que agora fazem parte de nossa horta medicial,como: babosa, elixir, anador espinheira santa, pariri, mastruço,boldo.

5 comentários:

  1. estou gostando de participar deste projeto em minha escola.Tiago França 2-1

    ResponderExcluir
  2. Família
    Elementos
    Usos no Cotidiano

    Características
    Características
    Características
    Características
    1A
    Li, Na,K e Rb
    Li: é um metal macio, de coloração branca-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água.
    Na: é um metal alcalino, sólido na temperatura ambiente, macio, untoso, de coloração branca, ligeiramente prateada.
    K: é um metal alcalino, tem coloração branco prateado, abundante na natureza, encontrado principalmente nas águas salgadas e outros minerais
    Rb: é um elemento metálico leve, branco prateado e do grupo dos metais alcalinos, ligeiramente radioativo, com meia-vida de 49 bilhões de anos.
    2A
    Ca, Mg, Sr e Ba
    Ca: é um metal alcalino-terroso, mole, maleável, dúctil que arde com chama vermelha formando óxido de cálcio e nitreto.
    Mg: é um metal bastante resistente e leve, aproximadamente 30% menos denso que o aluminio. Possui coloração prateada, perdendo seu brilho quando exposto ao ar por formar óxido de magnésio.
    Sr: é um metal de coloração prateada brilhante, pouco maleável, que rapidamente se óxida na presença do ar adquirindo uma tonalidade amarelada.
    Ba: é um elemento metálico quimicamente semelhante ao Cálcio, contudo é macio, na forma pura, apresenta aspecto branco-prateado, semelhante ao Chumbo.
    7A
    F, Br, I e Cl
    F: é um gás corrocivo de coloração amarelo-pálido, fortemente oxidante, é o mais eletronegativoe o mais relativo dos ametais e forma compostos com praticamente todos os demais elementos.
    Br: é um dos 5 elementos da tabela preiodica que se encontra nos estado liquido à temperatura ambienete, sendo o único não metálico; o liquido é avermelhado, instável, denso e volátio.
    I: é um não metal, do grupo dos alogênios da classificação periódica, é o menos relativo e o menos eletronegativo, é um sólido negro e lustroso, com leve brilho metálico que em condições normais forma um gás violeta e odor irritante.
    Cl: na antureza não é encontrado em estado puro, já que reage com rapidez com muitos elementos quimicos, sendo encontrado formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio nas minas de sal.

    ResponderExcluir
  3. Usos No Cotidiano
    Família
    elementos
    Características
    Características
    Características
    Características
    1A
    Li,Na,k e RB
    Li:é um metal macio, de coloração branco-prateada, que se oxida rapidamente no ar ou na água.
    Na:um metal alcalino, sólido na temperatura ambiente, macio, untuoso, de coloração branca, ligeiramente prateada.
    K: É um metal alcalino, temk coloração branco prateado abundante na natureza, encontrao principalmente nas aguas salgadas e outros minerais.
    RB:É um elemento metalico leve, brenco e prateado e do grupo dos alcalinos.
    Ligeiramente e radioativo.
    Com meia vida de 49 bilhões de anos.
    2A
    ca, mg, sr, ba
    Ca:É um metal da família dos alcalino-terrosos, pertencente ao grupo 2 da classificação periódica dos elementos químicos.
    Mg: O magnésio é um metal bastante resistente e leve, aproximadamente 30% menos denso que o alumínio. Possui coloração prateada, perdendo seu brilho quando exposto ao ar, por formar óxido de magnésio.
    Sr:O estrôncio é um metal de coloração prateada brilhante, pouco maleável, que rapidamente se oxida em presença do ar adquirindo uma tonalidade amarelada devido a formação do óxido, por isso deve ser conservado imerso em querosene.
    Ba:O bário é um elemento metálico quimicamente semelhante ao cálcio, contudo é macio e, na forma pura, apresenta aspecto branco prateado semelhante ao chumbo.
    7A
    F, Br, I e Cl
    F:É o elemento mais eletronegativo e o mais reativo dos ametais e forma compostos com praticamente todos os demais elementos, incluindo os gases nobres xenônio e radônio.
    Br:O bromo é um dos cinco elementos da tabela periódica que se encontram em estado líquido à temperatura ambiente, sendo o único não metálico.O bromo é um dos cinco elementos da tabela periódica que se encontram em estado líquido à temperatura ambiente, sendo o único não metálico.
    I:O iodo é um sólido negro e lustroso, com leve brilho metálico, que sublima em condições normais formando um gás de coloração violeta e odor irritante.
    Cl:Na natureza não é encontrado em estado puro, já que reage com rapidez com muitos elementos e compostos químicos, sendo encontrado formando parte de cloretos e cloratos, sobretudo na forma de cloreto de sódio nas minas de sal gema e dissolvido na água do mar.

    ResponderExcluir
  4. TABELA PERIODICA
    H-No meio industrial é utilizado na produção de perborato de sódio e como alvejante em detergentes industriais.

















    1A
    Li-é usado como poderoso analgésico em operações de risco.
    Na-na fabricação de detergentes combinando-o com ácidos graxos.
    K-é usado como fertilizante.
    Rb-na fabricação de cristais especiais para sistemas de telecomunicação de fibra óptica e equipamentos de visão noturna.
    Cs-é utilizado na construção de relógios atômicos.
    2A
    Be-Em diagnósticos com raio X usam-se delgadas lâminas de berílio para filtrar a radiação visível.
    Mg-é encontrado em alimentos como vegetais e cereais.
    Ca-é encontrado nos tecidos ósseos.
    Sr-utilizados na fabricação de cerâmicas, produtos de vidro, pigmentos para pintura ( cromato ) , lâmpadas fluorescentes ( fosfato ) , e medicamentos na forma de cloreto e peróxido.
    Ba-é utilizado em baterias VRLA e outras formas de acumuladores de energia.
    7A
    F-é utilizado no combate contra cárie.
    Cl-é aplicado principalmente na purificação de águas, no branqueamento durante a produção de papel e na preparação de diversos compostos clorados.
    Br-é aplicada na produção de1,2-dibromoetano, que é usado como aditivo nas gasolinas que tem como antidetonante o tetraetilchumbo.
    I-é usado para criação de chuvas artificiais.
    At-não tem aplicação prática,só na teórica.

    ResponderExcluir
  5. TABELA PERIÓDICA
    H- Hidrognio
    1A

    Li- Lítio
    compostos de lítio, em doses apropriadas, são utilizados no tratamento de doenças maníaco-depressivas.




    Na-Sódio
    Os compostos de sódio mais importantes são o cloreto, o peróxido, o tetraborato, os silicatos, o clorato, o tiossulfato e o hidróxido de sódio.



    K-Potássio
    Os compostos mais importante, sob o ponto de vista das aplicações, são o cloreto, o sulfato, o nitrato, o carbonato e o hidróxido



    Rb-Rubídio
    O rubídio pode ionizar-se com facilidade, por isso está estudando-se o seu uso em motores iônicos para naves espaciais, ainda que o xenônio e o césio tem demonstrado uma maior eficiência para este propósito.



    Cs-Césio
    Os compostos de césio mais importantes são o hidróxido, o carbonato, o iodeto e o brometo.



    Fr-Fráncio
    ele é encontrado em minerais de urânio (U) e pode ser obtido por bombardeamento de tório (Th) com prótons.


    2A
    Be- Bérilio
    tilizações mais sofisticadas incluem placas de fuselagem para a cápsula usada no programa Gemini, os anéis de ligações entre andares do míssil Minuteman e painéis de protecção para o foguetão Agena.



    Mg-Magnésio
    Entre os compostos orgânicos do magnésio refiram-se os reagentes de Grignard usados na síntese orgânica e, em larga escala, no fabrico de silicionas.



    Ca-Cálcio
    seus compostos são carbonato de cálcio que se apresenta em cristais incolores, como na calcite, possuindo a propriedade da birrefrangância, ou ainda numa segunda forma cristalina, a aragonite.



    Sr-Estrôncio
    Sua principal aplicação é em cristais para tubos de raios catódicos de televisores coloridos.



    Ba-Bário
    s compostos de bário mais importantes são o carbonato, o nitrato, o óxido e o sulfato.



    Ra-Rádio
    O rádio pode ainda ser utilizado como fonte de neutrões, com um largo espectro energético, para reacções nucleares.

    7A
    F-Flúor
    os compostos inorgânicos de flúor são bastante solúveis em água e extremamente tóxicos quando ingeridos, mesmo que em pequenas quantidades; cerca de uma grama de fluoreto de sódio pode ser uma dose fatal.



    Cl-Clóro
    Em virtude das suas propriedades descorantes, é utilizado no branqueamento de fibras vegetais como algodão, linho, etc.



    Br-Bromo
    brometo de césio usa-se no fabrico de prismas ópticos extremamente transparentes é radiação infravermelha.



    I-Íodo
    Outras utilizações do iodo e derivados são como meio de contraste em raios X, fotografia, constituinte de óleos de corte para máquinas-ferramentas e matéria-prima nas metalurgias do titânio, silício, zircónio e háfnio.



    At-Astato
    Tudo o que se conhece sobre o astato é através de seus isótopos artificiais, todos radioativos e com meia-vida muito curta.

    ResponderExcluir